Eu Já Fui »Europa»Itália»Roma» Onde Ir »Museus do Vaticano
Museus do VaticanoMuseus do Vaticano
  • Viale Vaticano, 00165
    Telefone: 0039 06 6988 4676
    Website: mv.vatican.va
Excelente Caro
  • 7
    comentários
  • 175
    fotos
  • 25
    já vieram

Descrição

Desde a Idade Média os diversos papas foram acumulando um grande acervo de obras de arte que eram mantidas Patriarcado de Latrão, uma antiga residência papal, mas sem nenhuma organização específica.

Foi somente no Renascimento que uma consciência museológica surgiu, aliada a um renovado interesse pela arte e cultura clássicas da antiguidade. Nobres e aristocratas começaram a formar grandes coleções privadas por toda a Europa e, claro, o papado não poderia ficar da nova tendência.

Foi o papa Júlio II quem criou o primeiro recanto dentro do Vaticano destinado a receber sua coleção. Assim em 1503 o Pátio Belvedere, construído pelo famoso arquiteto renascentista Bramante, tornava-se o primeiro dos muitos espaços que iriam integrar o grandioso Museu do Vaticano.

Cada um dos novos pontífices tratou de abrir novas salas e incorporar mais obras ao acervo, hoje considerado um dos maiores do mundo. Os corredores são repletos de ornamentos belíssimos, quadros dos mais diversos pintores, tapeçarias suntuosas e estátuas e artefatos de um grande número de povos e dos mais diferentes períodos.

Os edifícios que o formam também formam um espetáculo a parte. Ricamente decorados, é comum o visitante entrar em um aposento totalmente recoberto por lindas pinturas que retratam passagens históricas, parábolas bíblicas ou lendas mitológicas.

Um dos pontos mais esperados da visita é a chegada a Capela Sistina. Decorada com afrescos de Michelângelo, um dos grandes mestres do renascimento, possui uma riqueza de cores, detalhes e efeitos capazes de tirar o fôlego.

O que está rolando

Museus do Vaticano
Roma - Itália

Localização

Ver mapa ampliado

Comunidades Relacionadas()

  • Não há comunidades relacionadas

Palavras Comuns